quarta-feira, 8 de setembro de 2010

REFLEXAO: DESABROCHAR

Desabrochar

Esta é a história de uma sementinha muito acomodada e bem juntinha com algumas das suas irmãs. Eram sementes muito novas e imaturas O tema principal das suas conversas giravam à volta de do que lhes iria acontecer, e na realidade nem podiam imaginar o que as esperava.
Um dia chegou a hora da resposta aquelas dúvidas. Chegou um homem e pegou no saco onde elas estavam levando-as para um campo enorme.
Por estranho que parecesse, aquele homem atirou-as para dentro de um buraco feito na terra. E qual não é a surpresa da sementinha quando viu que ele estava a cobrir novamente o buraco, mas pior que isso é que ela estava dentro do buraco!
E assim ali ficou a nossa sementinha no escuro e pouco confortável, tentando habituar-se ao novo habitat e a tentar perceber o que estaria ali a fazer, quando sentiu uma humidade envolver a toda aquela terra.
Começava então uma mudança, e pouco tempo depois a sementinha tinha morrido! Enquanto isso, à superfície tudo parecia igual a antes. Apenas um homem quebrava aquela monotonia, quando ia regularmente accionar o sistema de rega.
Os dias passaram e algo ia surgindo da terra. Já não era a sementinha, mas uma planta ainda de contornos indefinidos. Ela ainda se lembra do dia em que no céu brilhava um sol esplêndido, quando o seu processo de mutação chegara ao fim. A flor finalmente desabrochou, e revelou-se de uma beleza magnifica e admirável. Olhou com orgulho para as suas irmãs que estavam tão lindas quanto ela e soube que tinha cumprido a sua natureza.
O futuro ? Já não importava. Talvez estivesse destinada a compor um lindo ramo de flores que seria ofertado a alguém, talvez fosse para um vaso, ou quem sabe, nunca chegasse a sair daquela terra. O que importava é que tinha atingido a maturidade – já não era a sementinha! Agora era uma flor!
Nesta história (verídica) para ser o que estava destinada, foi preciso deixar a antiga forma morrer para deixa ressurgir a nova. Foi preciso tempo e dedicação, mas o resultado valeu a pena!

REFLEXAO: A TRANSFORMAÇÃO DA BORBOLETA

A transformação da Borboleta

“A alma é uma borboleta…
há um instante em que uma voz nos diz
que chegou o momento de uma grande metamorfose".
Rubem Alves

A vida das borboletas começa com os ovinhos. Uma borboleta é capaz de pôr até 500 ovos, do tamanho da cabeça de um alfinete. Depois de pôr os ovos, a borboleta morre.
Do ovo, posto numa folha de árvore, nasce uma pequena larva que se alimenta comendo as folhas onde se encontra. A medida que vai comendo, vai crescendo, até transformar-se numa lagarta que começa a produzir uns fios de seda parecidos com uma teia de aranha. Um por um ela vai tecendo esses fios até formar um casulo que fica pendurado num galho.
A lagarta fica dentro deste casulo, que mais parece uma folha seca e morta, pendurada, pronta para cair. Durante este período, ela vai se transformando, ate que, após duas ou três semanas, algo estranho começa a acontecer. O casulo vai sendo rompido, e dali sai uma linda borboleta, movendo todas as partes do seu corpo, para conseguir se libertar.
A lagarta, enquanto estava encolhida no seu casulo, deixou-se transformar numa borboleta para continuar a vida.
A borboleta, bela, colorida, cheia de vida, vai, como que em forma de dança, voando de flor em flor, misturando-se com o colorido e a vida das flores. Como se não bastasse a vida que ela representa, ainda promove a vida, pois na dança, à procura do néctar, a borboleta facilita o contato entre as plantas, realizando a polinização.
A Borboleta é o símbolo da transformação por causa do seu processo de transmutação de lagarta em inseto alado. Suas asas, com desenhos coloridos e perfeitos nos encantam, elas possuem leveza, ritmo de vôo, silêncio e graça ao pousar para se alimentar das flores. Mesmo com sua aparente fragilidade e delicadeza, as borboletas conseguem atravessar oceanos!
É conhecida como “Pássaro da Alma” e nos remete a importância de estarmos conectados com nossa essência, com nosso Ser.
Viva o seu momento presente como um presente e, com a leveza das asas de uma bela borboleta em seu vôo matinal, atravesse todos os oceanos (crises) de sua vida!
Sinta-se merecedor de ser feliz!

“Justo quando a lagarta achava que o mundo tinha acabado ela virou uma borboleta...”

SEQUENCIA EMOCIONAL

Seqüência emocional

1- Desejo
2- Frustração
3- Raiva
4- Destruição
5- Culpa
6- Punição
7- Reparação/Sublimação

CONTO: "QUAL O SEU VALOR?"

Conto: Qual o seu valor?

Há muito tempo, numa cidade qualquer do interior, um jovem que vivia desanimado dirigiu-se ao seu professor:
- Venho aqui, professor, porque me sinto tão pouca coisa que não tenho forças para fazer nada. Me dizem que não sirvo para nada, que não faço nada bem, que sou lerdo e muito idiota. Como posso melhorar? O que posso fazer para que me valorizem mais?
O professor, sem olhá-lo, disse-lhe:
- Sinto muito, meu jovem, mas não posso ajudar. Devo primeiro resolver meu próprio problema. Talvez depois. E fazendo uma pausa, falou:
- Se você me ajudasse, eu poderia resolver este problema com mais rapidez e depois talvez possa lhe ajudar.
- Claro, professor - gaguejou o jovem, logo se sentindo outra vez desvalorizado e hesitou em ajudar seu professor. O professor tirou um anel que usava no dedo mínimo deu ao garoto, dizendo:
- Pegue o cavalo e vá até o mercado. Devo vender esse anel porque tenho de pagar uma dívida. É preciso que você obtenha pelo anel o máximo possível, mas não aceite menos que uma moeda de ouro. Vai e volta com a moeda o mais rápido possível.
O jovem pegou o anel e partiu. Mal chegou ao mercado, começou a oferecer o anel aos mercadores. Eles olhavam com algum interesse, até quando o jovem dizia o quanto pretendia pelo anel. Quando o jovem mencionava a moeda de ouro, alguns riam, outros saiam, sem ao menos olhar para ele. Só um velhinho foi amável, a ponto de explicar que uma moeda de ouro era muito valiosa para comprar um anel.
Tentando ajudar o jovem, chegaram a oferecer uma moeda de prata e uma xícara de cobre, mas o jovem seguia as instruções de não aceitar menos que uma moeda de ouro e recusava as ofertas. Depois de oferecer a jóia a todos que passaram pelo mercado, abatido pelo fracasso, montou no cavalo e voltou. O jovem desejou ter uma moeda de ouro para que ele mesmo pudesse comprar o anel, assim livrando a preocupação de seu professor e, assim, receber ajuda e conselhos. Já na escola, diante de seu mestre, disse:
- Professor, sinto muito, mas é impossível conseguir o que me pediu. Talvez pudesse conseguir duas ou três moedas de prata, mas não acho que se possa enganar ninguém sobre o valor do anel.
- Importante o que disse, meu jovem... - o professor disse, sorridente
- Devemos saber primeiro o valor do anel. Pegue novamente o cavalo e vá até o joalheiro. Quem poderia ser melhor para saber o valor exato do anel? Diga-lhe que quer vender o anel e pergunte quanto ele lhe dá. Mas não importa o quanto ele lhe ofereça, não o venda... Volte aqui com meu anel.
O jovem foi até o joalheiro e deu o anel para examinar. O joalheiro examinou o anel com uma lupa, pesou o anel e disse:
- Diga ao seu professor, se ele quer vender agora, não posso dar mais que 58 moedas de ouro pelo anel.
- 58 MOEDAS DE OURO!!! - exclamou o jovem.
- Sim, replicou o joalheiro, eu sei que, com tempo, eu poderia oferecer cerca de 70 moedas, mas se a venda é urgente...
O jovem correu emocionado à escola para contar o que ocorreu. Depois de ouvir tudo que o jovem lhe contou, o professor disse:
- Você é como esse anel, uma jóia valiosa e única. E que só pode ser avaliada por um "expert". Pensava que qualquer um podia descobrir seu verdadeiro valor?
E, dizendo isso, voltou a colocar o anel no dedo.
Todos somos como esta jóia. Valiosos e únicos, andamos por todos os mercados da vida, pretendendo que pessoas inexperientes nos valorizem.
Porém ninguém, além de nós mesmos, sabemos o nosso valor!

FILMES

Indicação de filmes para assistir e analisar:

- Poder alem da vida
- Encaixotando Helena
- Que mulher é essa?
- A onda
- A Vila
- Um crime americano
- A Flor do deserto
- Veronica decide morrer
- O discurso do rei


Yona

AFRODITE

Afrodite

Era a Deusa grega da beleza e do amor.Afrodite nasceu quando Urano (pai de titas) foi castrado por seu filho Cronos, que atirou seus testiculos ao mar, entao o semem de Urano caiu sobre o mar e formou ondas chamadas de “aphros” e desse fenomeno nasceu Afrodite “espuma do mar”.Quando Afrodite usava seu cinto magico, ninguem conseguia resistir aos seus encantos. Nao admitia que nenhuma outra mulher tivesse uma beleza como a sua. Tambem era conhecida e temida por suas explosões de odio que acontecia quando suas vontades eram contrariadas.
Afrodite protegia Marinheiros e artesãos. É extremamente feminina, sensual e provocante

Afrodite Celeste representa o amor de corpo e alma

Afrodite Pandemos representa o amor puramente fisico.

MEDO

MEDO

É o sentimento de ser intimidado. Aquilo que assusta uma pessoa pode ser indiferente à outra. O medo surge devido a preocupação a respeito do que poderá acontecer em conseqüência do evento e não do próprio evento.

Há três causas principais de medo:
- Medo de atingir seu potencial
- Medo de danos físicos
- Medo das percepções de terceiros

Quando você conhece seu medo, deixa de ser externo e percebe que ele só existe dentro de você e que pode controlá-lo
Enfrentar o medo é a melhor diga. Entenda-o. Olhe-o nos olhos. De perto o monstro fica menor se o encaramos de frente. Acredite em si, na sua capacidade.
Na pratica um exercício importante no momento da fobia intensa, é aprender respirar lentamente. Controlar a respiração faz com que os batimentos cardíacos diminuam e os músculos relaxem, voltando ao estado de equilíbrio emocional.

Yona


Alguns tipos de medo:

• Abissofobia - medo de abismos, precipícios.
• Ablepsifobia - medo de ficar cego
• Ablutofobia - medo de tomar banho.
• Acarofobia - medo de ter a pele infestada por pequenos organismos(ácaros).
• Acerofobia - medo a produtos ácidos.
• Acluofobia - medo ou horror exagerado à escuridão.
• Acrofobia - medo de altura.
• Acusticofobia - medo relacionado aos ruídos de alta intensidade.
• Aeroacrofobia - medo de lugar aberto e alto.
• Aerodromofobia - medo de viagens aéreas.
• Aerofobia - medo de ventos, engolir ar ou aspirar substâncias tóxicas.
• Aeronausifobia - medo de vomitar (quando viaja de avião).
• Afobia - medo da falta de fobias
• Agliofobia - medo de sentir dor.Sinônimo de algofobia
• Afefobia - medo de ser tocado.
• Agorafobia - medo de lugares abertos, de estar na multidão, lugares públicos ou deixar lugar seguro.
• Agrafobia - medo de abuso sexual.
• Agrizoofobia - medo de animais selvagens.
• Agirofobia - medo de ruas ou cruzamento de ruas.
• Aicmofobia - medo de agulhas de injeção ou objetos pontudos.
• Ailurofobia - medo de gatos.Idem galeofobia ou gatofobia
• Aletrorofobia - medo de galinhas. (ornitofobia)
• Algofobia - medo de dor.Idem agliofobia
• Amatofobia - medo de poeiras
• Amaxofobia - medo mórbido de se encontrar ou viajar dentro de qualquer veículo de transporte.
• Ambulofobia - medo de andar
• Amnesifobia - medo de perder a memória.
• Ancraofobia ou Anemofobia - medo de correntes de ar
• Androfobia - medo de homens
• Anatidaefobia - medo de ser observado por patos
• Anemofobia - medo de ventos
• Anginofobia - medo de engasgar
• Antofobia - medo de flores
• Antropofobia - medo de pessoas ou da sociedade
• Antlofobia - medo de enchentes
• Anuptafobia - medo de ficar solteiro (a)
• Apifobia - medo de abelhas
• Aracnefobia ou Aracnofobia - medo de aranhas
• Astenofobia - medo de desmaiar ou ter fraqueza
• Astrofobia ou astrapofobia - medo de trovões e relâmpagos
• Ataxofobia - medo de desordem.
• Autofobia - medo de si mesmo ou de ficar sozinho (Monofobia, Isolofobia)
• Automatonofobia - medo de bonecos de ventríloquo, criaturas animatrônicas, estátuas de cera (qualquer coisa que represente falsamente um ser sensível)
• Azinofobia - medo de ser agredido pelos pais
• Bacilofobia ou Bacteriofobia - medo de bactérias (Microbiofobia)
• Balistofobia - medo de mísseis
• Basofobia ou basifobia - medo de andar ou cair (inabilidade de ficar em pé)
• Batofobia - medo de profundidade
• Botanofobia - medo de plantas
• Batofobia - medo de alturas ou ficar fechado em edifícios altos
• Batracofobia - medo de anfíbios (como sapos, salamandras, rãs etc.)
• Belonofobia - medo de alfinetes e agulhas (aiquimofobia)
• Bifobia - o medo de bissexuais.
• Blennofobia - medo de limo ou coisas viscosas
• Brontofobia - medo de trovões e relâmpagos
• Biofobia - medo da vida
• Cacorrafiofobia - medo de fracasso ou falhar
• Caetofobia - medo de pêlos
• Cainofobia ou cainotofobia - medo de novidades
• Catagelofobia - medo do ridículo (estar ou ser)
• Catapedafobia - medo de saltar de lugares baixos ou altos
• Catisofobia - medo de sentar-se
• Catoptrofobia - medo de espelhos
• Cenofobia ou centofobia - medo que caracteriza-se pela aversão e medo mórbido de sentir inquietação de grandes espaços abertos.
• Cimofobia - medo de ondas ou de movimentos parecidos com ondas
• Cinetofobia ou cinesofobia - medo de movimento
• Cinofobia - medo de cães
• Cipridofobia, ciprifobia, ciprianofobia, ou ciprinofobia - medo de prostitutas ou doença venéreas
• Ceraunofobia - medo de trovão
• Copofobia - medo da fadiga
• Corofobia - medo de dançar
• Coniofobia - medo de poeira (amatofobia)
• Cosmicofobia - medo de fenômenos cósmicos
• Cromofobia ou cromatofobia - medo de cores
• Cronofobia - medo do tempo
• Cronomentrofobia - medo de relógios
• Claustrofobia - medo de espaços confinados ou lugares fechados ou seja, o oposto da agorafobia
• Cleitrofobia ou cleisiofobia - medo de ficar trancado em lugares fechados
• Cleptofobia - medo de ser roubado
• Climacofobia - medo de degraus (subir ou cair de degraus)
• Clinofobia - medo de ir para cama
• Clitrofobia ou cleitrofobia - medo de ficar fechado
• Cnidofobia - medo de cordas
• Cometofobia - medo de cometas
• Coimetrofobia - medo de cemitérios
• Contreltofobia - medo de abuso sexual
• Coprofobia - medo de fezes
• Coulrofobia - medo de palhaços
• Cremnofobia - medo de precipícios
• Criofobia - medo de frio intenso, gelo ou congelamento
• Cristãofobia, cristofobia ou cristianofobia - medo dos cristãos
• Deipnofobia - medo de jantar e conversas do jantar
• Demonofobia - medo de demônios
• Demofobia - medo de multidão (Agorafobia)
• Dendrofobia - medo de árvores
• Dermatosiofobia, dermatofobia ou dermatopatofobia - medo de doenças de pele
• Dextrofobia - medo de objetos do lado direito do corpo
• Diabetofobia - medo de diabetes
• Dinofobia - medo de vertigens ou redemoinho
• Diplofobia - medo de visão dupla
• Dipsofobia - medo de beber
• Disabiliofobia - medo de se vestir na frente de alguém
• Dismorfofobia - medo de deformidade
• Distiquifobia - medo de acidentes
• Domatofobia ou oiquofobia - Medo de casas ou estar em casa
• Dorafobia - medo de pele de animais
• Dromofobia - medo de cruzar ruas
• Eisoptrofobia - medo de espelhos ou de se ver no espelho
• Electrofobia - medo de eletricidade
• Eleuterofobia - medo da liberdade
• Elurofobia - medo de gatos (ailurofobia)
• Emetofobia - medo de vomitar
• Enoclofobia - medo de multidão
• Enosiofobia ou enissofobia - medo de ter cometido um pecado ou crítica imperdoável
• Entomofobia - medo de insetos
• Epistaxiofobia - medo de sangrar do nariz
• Epistemofobia - medo do conhecimento
• Equinofobia - medo de cavalos
• Eremofobia - medo de ficar só
• Ereutrofobia - medo de ficar vermelho
• Ergasiofobia - medo de trabalhar ou de operar (cirurgião)
• Ergofobia - medo do trabalho
• Eritrofobia, eritofobia ou ereutofobia - medo de luz vermelha ou do vermelho
• Eretofobia - medo mórbido de sentir dor durante relações sexuais
• Esciofobia ou esciafobia - medo de sombras
• Escolecifobia - medo de vermes
• Escopofobia ou escoptofobia - medo de estar sendo olhado
• Escotofobia - medo de escuro
• Escotomafobia - medo de cegueira
• Esfecsofobia - medo de marimbondos
• Espectrofobia - medo de fantasmas ou espectros
• Estasibasifobia ou estasifobia - medo de ficar de pé ou andar (ambulofobia)
• Estaurofobia - medo de cruz ou crucifixo
• Estenofobia - medo de lugares ou coisas estreitas
• Estigiofobia - medo do inferno
• Estruminofobia - medo de morrer defecando
• Estupefaçofobia - medo de estupefacientes ou de os consumir
• Estupofobia - medo de pessoas estúpidas
• Fagofobia - medo de engolir ou de comer
• Falacrofobia - medo de tornar-se careca
• Farmacofobia - medo de tomar remédios
• Febrifobia, fibrifobia ou fibriofobia - medo de febre
• Fengofobia - medo da luz do dia ou nascer do sol
• Felinofobia - medo de gatos (ailurofobia, elurofobia, galeofobia, gatofobia)
• Filemafobia ou filematofobia - medo de beijar
• Filofobia - medo de enamorar
• Filosofobia - medo de filosofia
• Fobia Social - medo de estar sendo avaliado negativamente (socialmente)
• Fobofobia - medo de fobias
• Fonofobia - medo de barulhos ou vozes ou da própria voz; de telefone
• Fotoaugliafobia - medo de luzes muito brilhantes
• Fotofobia - medo de luz
• Fronemofobia - medo de pensar
• Ftisiofobia - medo de tuberculose
• Flatusfobia - medo de liberar flatos a valer
• Galeofobia ou gatofobia - medo de gatos. mesmo que ailurofobia
• Gamofobia - medo de casar
• Gefirofobia, gefidrofobia ou gefisrofobia - medo de cruzar pontes
• Geliofobia - medo de rir
• Geniofobia - medo de manter a cabeça erguida
• Gerascofobia - medo de envelhecer
• Gerontofobia - medo de pessoas idosas
• Geumafobia ou geumofobia - medo de sabores
• Gimnofobia - medo de nudez
• Ginofobia, ginefobia ou ginecofobia - medo de mulheres
• Glossofobia - medo de falar ou tentar falar em publico
• Gnosiofobia - medo do conhecimento
• Hadefobia - medo do inverno
• Hagiofobia - medo de santos ou coisas santas
• Hamartofobia - medo de pecar (pecados)
• Hafefobia ou haptefobia - medo de ser tocado ou de tocar em alguém ou em alguma coisa
• Harpaxofobia - medo de estar sendo roubado
• Hedonofobia - medo de sentir prazer
• Heliofobia - medo do sol
• Hemofobia, hemafobia ou hematofobia - medo de sangue
• Heresifobia ou hereiofobia - medo de desafiar a doutrina oficial (governo)
• Herpetofobia - medo de répteis ou coisa que arrastam
• Heterofobia - etimologicamente medo do sexo oposto, uso comum: medo da heterossexualidade
• Hexacosioihexecontahexafobia - medo do número 666
• Hidrargiofobia - medo de medicamentos mercuriais
• Hidrofobia - medo de água
• Hidrofobofobia - medo de raiva (doença)
• Hielofobia ou hialofobia - medo de vidro
• Hierofobia - medo de padres ou coisas sacras
• Higrofobia - medo de líquidos ou umidade
• Hilefobia - medo de materialismo ou de epilepsia
• Hilofobia - medo de florestas
• Hipengiofobia ou hipegiafobia - medo de responsabilidade
• Hipnofobia - medo de dormir ou ser hipnotizado
• Hipofobia - medo de casas
• Hipsifobia - medo de altura
• Hobofobia - medo de bêbados ou mendigos
• Hodofobia - medo de atravessar estradas
• Hormefobia - medo de ficar abalado ou chocado
• Homiclofobia - medo de neblina
• Hominofobia - medo de homens
• Hoplofobia - medo de armas de fogo
• Homofobia - etimologicamente medo do semelhante, uso comum: medo da homossexualidade
• Hipopotomonstrosesquipedaliofobia - medo de palavras grandes
• Humilhofobia - medo de ser humilhado
• Iatrofobia - medo de ir ao médico
• Ictiofobia - medo de peixe
• Ideofobia - medo de idéias
• Ilingofobia - medo de vertigem ou sentir vertigem quando olha para baixo
• Iofobia - medo de veneno
• Insectofobia - medo de insectos
• Isolofobia - medo da solidão, de estar sozinho, o medo de ficar isolado (Autofobia, Monofobia)
• Isopterofobia - medo de cupins
• Japanofobia - aversão e medo mórbido irracional, desproporcional e persistente de japoneses e de sua cultura.
• Katsaridafobia - medo de baratas
• Lachanophobia ou lachanofobia - medo de vegetais
• Lactofobia - medo de leite
• Laliofobia ou lalofobia - medo de falar
• Lesbofobia - medo de mulheres lésbicas
• Leprofobia ou leprafobia - medo de lepra
• Ligirofobia - medo de barulhos
• Ligofobia - medo de escuridão
• Lilapsofobia - medo de furacões
• Limnofobia - medo de lagos
• Linonofobia - medo de cordas
• Lissofobia - medo de ficar louco
• Literofobia - medo de letras
• Liticafobia - medo de processos (civil)
• Locquiofobia - medo de nascimento (criança)
• Logizomecanofobia - medo de computadores
• Logofobia - medo de palavras
• Luefobia - medo de sífilis (lues)
• Mageirocofobia - medo de cozinhar
• Maieusiofobia - medo da infância
• Malaxofobia - medo de amar (sarmassofobia)
• Maniafobia - medo de insanidade
• Mastigofobia - medo de punição
• Mecanofobia - medo de máquinas
• Megalofobia - medo de coisas grandes
• Melanofobia - medo de cor preta
• Melissofobia - medo de abelhas
• Melofobia - medo ou ódio de música
• Meningitofobia - medo de doença nervosa
• Merintofobia - medo de ficar amarrado
• Metalofobia - medo de metal
• Metatesiofobia - medo de mudar
• Meteorofobia - medo de meteoros
• Metifobia - medo de álcool
• Metrofobia - medo ou ódio de poesia
• Micofobia - medo ou aversão por cogumelos
• Microbiofobia - medo de micróbios (bacilofobia)
• Microfobia - medo de coisas pequenas
• Mictofobia - medo de escuridão
• Mirmecofobia - medo de formigas
• Misofobia - medo de germens, contaminação ou sujeira
• Mitofobia - medo de mitos, histórias ou declarações falsas
• Mixofobia - medo de qualquer sustância viscosa (blenofobia)
• Molismofobia ou molisomofobia - medo de sujeira ou contaminação
• Monofobia - medo de solidão ou ficar só (Autofobia, Isolofobia)
• Monopatofobia - medo de doença incurável
• Motefobia - medo de borboleta e mariposa
• Motorfobia - medo de automóveis
• Musofobia ou murofobia - medo de ratos
• Narigofobia - medo de narizes
• Nebulafobia - medo de neblina (homiclofobia)
• Necrofobia - medo de morte ou coisas mortas
• Nelofobia - medo de vidro
• Neofarmafobia - medo de medicamentos novos
• Neofobia - medo de qualquer coisa nova
• Nefofobia - medo de nevoeiros
• Nictofobia - medo da escuridão ou da noite
• Noctifobia - medo da noite
• Nictohilofobia - medo de florestas escuras ou a noite
• Nipofobia - medo de japonês ou cultura japonesa
• Nosocomefobia - medo de hospital
• Nosofobia ou nosemafobia - medo de ficar doente
• Nostofobia - medo de voltar para casa
• Novercafobia - medo da madrasta
• Nucleomitufobia - medo de armas nucleares
• Nudofobia - medo de nudez
• Obesofobia - medo de ganhar peso (pocrescofobia)
• Oclofobia - medo de multidão
• Ocofobia - medo de veículos
• Odinofobia ou odinefobia - medo da dor (algofobia)
• Odontofobia - medo de dentista ou cirurgia odontológica
• Oenofobia - medo de vinhos
• Ofidiofobia - medo de cobras
• Oftalmofobia - medo de estar sendo vigiado
• Olfactofobia - medo de cheiros
• Ombrofobia - medo de chuva ou de estar chovendo
• Ometafobia ou omatofobia - medo de olhos
• Oneirofobia - medo de sonhos
• Onomatofobia - medo de ouvir certas palavras ou nomes
• Ostraconofobia - medo de ostras
• Orientalofobia - medo de orientais
• Ornitofobia - medo de passaros
• Octofobia - medo do numero 8
• Pantofobia - medo de tudo ou de todas as fobias
• Pedofobia - medo das crianças.
• Penterofobia - medo da sogra
• Pirofobia - medo do fogo.
• Parasquavedequatriafobia - medo de sexta-feira 13
• Quadrofobia - medo de ir ao quadro
• Quemofobia - medo de substâncias químicas ou de trabalhar com elas
• Quenofobia - medo de espaços vazios
• Quifofobia - medo de parar
• Quimofobia - medo de ondas
• Quionofobia - medo de neve
• Quinofobia - medo de raiva (doença)
• Quiraptofobia - medo de ser tocada(o)
• Quilofobia - medo de esquilos ou qualquer um roedor.
• Rabdofobia - medo de ser severamente punido
• Radiofobia - medo de radiação, raio-x
• Ripofobia - medo de defecar
• Ritifobia - medo de ficar enrugado
• Rupofobia - medo de sujeira
• Sarmassofobia - medo de seduzir e de participar de jogos de sedução
• Satanofobia - medo de satã (demônio)
• Selafobia - medo de flashes (luzes)
• Selachofobia - medo de tubarões
• Selenofobia - medo da lua
• Seplofobia - medo de material radiativo
• Sesquipedalofobia - medo de palavras grandes
• Sexoafobia - medo de fazer sexo
• Sexofobia - medo do sexo oposto (heterofobia)
• Siderodromofobia - medo de trem ou viagem de trem
• Siderofobia - medo de estrelas
• Sinistrofobia - medo de coisas do lado esquerdo, mão esquerda
• Sinofobia - medo de chinês ou cultura chinesa
• Sitofobia ou Sitiofobia - medo de comida ou comer (cibofobia)
• Socerafobia - medo de padrasto ou madrasta
• Sociofobia - medo da sociedade ou de pessoas em geral
• Somnifobia - medo de dormir
• Simmetrofobia - medo de simetria
• Singenesofobia - medo de parentes
• Sifilofobia - medo de sífilis
• Sofofobia - medo de aprender
• Soteriofobia - medo de dependência dos outros
• Surifobia - medo de camundongo (rato)
• Simbolofobia - medo de símbolos
• Tacofobia ou Tachofobia - medo de velocidade
• Taeniofobia ou Teniofobia - medo de solitária (tênia)
• Tafofobia ou tafefobia - medo de ser enterrado vivo
• Talassofobia - medo do mar
• Tanatofobia ou tantofobia - medo da morte ou de morrer
• Tapinofobia medo de ser contagioso
• Taurofobia - medo de touro
• Teatrofobia - medo de teatro
• Tecnofobia - medo de tecnologia
• Telefonofobia - medo de telefone
• Teleofobia - medo de definir planos ou de cerimônias religiosas
• Teofobia - medo de Deus ou de religião
• Teologicofobia - medo de teologia
• Teratofobia - medo de crianças ou pessoas deformadas
• Termofobia - medo de calor
• Testofobia - medo de fazer provas (escolares)
• Tetanofobia - medo de tétano
• Tetrafobia - medo do número 4
• Tiranofobia - medo de tiranos
• Tocofobia - medo de gravidez
• Tomofobia - medo de cirurgia
• Tonitrofobia - medo de trovão
• Topofobia - medo de certos lugares ou situações, que dão medo ou pavor
• Toxifobia, toxofobia ou toxicofobia - medo de se envenenar
• Traumatofobia - medo de traumas (físicos)
• Transfobia - medo de transexuais
• Tripanofobia - medo de injeções
• Triscaidecafobia - medo do número 13
• Tropofobia - medo de mudar ou fazer mudanças
• Unatractifobia -medo de pessoas feias
• Uranusfobia - medo do planeta Urano
• Uranofobia - medo do céu
• Urifobia - aversão e medo mórbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a fenômenos paranormais
• Urofobia - medo de urina ou do ato de urinar
• Uiofobia - medo dos próprios filhos; medo da prole.
• Vacinofobia - medo de vacinação
• Verbofobia - medo de palavras
• Verminofobia - medo de vermes
• Virginitifobia - medo de estupro
• Vitricofobia - medo do padrasto
• Xantofobia - medo da cor amarela / medo de objetos de cor amarela
• Xenofobia - medo de estrangeiros ou estranhos
• Xerofobia - medo de secura, aridez
• Xilofobia - medo de objetos de madeira ou de floresta
• Zelofobia - medo de ter fazer sexo
• Zoofobia - medo de animais