sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Natal/ Ano Novo

Reflexões


Conforme diz a tradução da musica So This Is Christmas de John Lennon : “Então é Natal, e o que você fez? O ano termina e nasce outra vez”, nesta época nos deparamos com muitas reflexões e questionamentos:  “O que fiz afinal durante o ano que está acabando?”  “Será que fiz o que havia me proposto?” “E para o próximo? O que devo fazer?”
É um tempo de renovação, ou seja, é o novo abrindo espaço dentro de cada um de nós.  Esse clima nos oferece a chance de percebermos com maior clareza as áreas da nossa vida em que nos encontramos paralisados, onde precisamos movimentar, o que precisa ser mudado. Isso nos leva a sermos mais responsáveis pela nossa vida e a criar metas de transformação pessoal.
Porém, não é raro percebermos que muitas pessoas são invadidas por uma angustia inexplicável, isso se deve ao fato de que nesta época fica mais evidente e emergencial a necessidade das trocas afetivas reais e do perdão ao outro e a si próprio. Essas reflexões nos colocam frente a frente com questões depressivas já existentes. É uma grande oportunidade para encararmos o que esta nos incomodando e resolvermos.
No natal entramos em contato com um mito muito importante para a nossa psique, o mito do Papai Noel. Ele representa a esperança porque nos faz confiar que aquilo que desejamos irá ser realizado. A esperança requer uma certa perseverança, precisa ser alimentada, precisamos acreditar que algo é possível mesmo quando há indicações do contrário.  Sem a esperança, deixamos de acreditar nas coisas e em nós, deixamos de desejar e de perseguir nossos sonhos.
Que aproveitemos então para refletir sobre tudo o que passou esse ano e que tenhamos esperança para desejar o que queremos para o ano que se iniciara.

Algumas dicas:

- Faça uma lista de tudo que foi bom e do que não foi bom neste ano que está acabando. É importante esse reconhecimento para a reflexão posterior.

- Não se critique! Veja os acontecimentos negativos como aprendizado, eles fazem parte do nosso crescimento pessoal.

- Se parabenize! Veja tudo o que foi positivo como motivação para ações ainda melhores no futuro.

- Ofereça e peça perdão! Não alimente e carregue dores para o próximo ano.

- Descubra seus objetivos! Liste o que deseja e o que precisa fazer para alcançar cada item desta lista.