quarta-feira, 8 de abril de 2015

Doador de memórias

O Doador de memorias

Analisando o filme “o Doador de memorias” é possível observar pontos muito interessantes. O filme se passa numa comunidade onde as pessoas são condicionadas a não sentirem emoções. Tudo é preto e branco. Não existe dor e mentira. A inveja e a competição não são bem vindas, portanto todos evoluem, se vestem e agem de maneira igual.
As regras são obedecidas por todos, sem questionamento. Até que o personagem principal, Jonas, é escolhido para ser o novo recebedor de memórias. Quando inicia seu treinamento, o ancião doador de memorias lhe mostra a verdade, tanto de coisas boas como um nascimento natural, como as coisas ruins...como a guerra.
A partir disto Jonas começa a ver as coisas de maneira diferente, começa a ver as cores, a realidade, quer experimentar, questiona, quebra as regras. Ele quer sentir e se permite sentir, profundamente.
E a partir da sua coragem e transgressão, ele muda a percepção das coisas. E toda a sociedade passa a ver as coisas como de fato são.

O filme nos leva a questionar, o quanto queremos viver de fato a realidade, o quanto nos permitimos sentir, o quanto queremos viver.