terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Psicopedagogia para adultos

Observo a crescente busca o adulto para o serviço de psicopedagogia. Esse adulto reconhece a importância da ajuda. Ele já entende que a aprendizagem nunca acaba, que ela sempre se constrói. Que ele não sabe tudo, sobre tudo.

E mesmo com todas as dificuldades, ele quer aprender a aprender.  E é essa aprendizagem que abrirá caminho para o novo, para o crescimento intelectual.

Há aqueles que resistem ao processo. Acreditam que não irão melhorar, devido ao problema estar enraizado. O adulto é motivado conforme as suas necessidades e experiências de vida. É preciso descobrir o estilo e modalidade de aprendizagem, estratégias e inteligências múltiplas.


O foco para o trabalho com adulto é:
- Organização de um plano de acompanhamento
- Orientação de estudos
- Desbloqueio e superação do medo de aprender

sábado, 16 de janeiro de 2016

Por que a criança deve brincar?

Por que a criança deve brincar?

Porque é a maneira dela se expressar e ajuda no desenvolvimento. Brincar desenvolve :

- Habilidades cognitivas porque é experiencial, faz conexões, resolve conflitos e usa a criatividade.
- Habilidades sociais porque muitas vezes tem a interação com outra criança, tem contato com as regras, existe a troca e a sensação de pertencimento ao grupo.
- Habilidades motoras porque no brincar há movimento, espacialidade, lateralidade, equilíbrio e destreza.
- Habilidades emocionais porque aprende a lidar com as frustrações e realizações, organiza e estrutura a vida.
- Habilidades culturais porque estrutura as suas relações e aprende as tradições da cultura que esta inserido.

Brincar até os 3 anos (experimentação, descobertas e atividades repetitivas)
O bebê brinca de imitação, falar com ele o incentiva. Depois é interessante repetir sons de canções e trovas e brincar de esconder . É importante o contato com a natureza em locais seguros. Brinquedo simples e seguros de manipular, por exemplo bolas e chocalhos. Passeio ao ar livre, parquinhos infantis e musicais infantis. Não se recomenda exposição excessiva à televisão, computados e vídeos ou espaços barulhentos.

Brincar dos 3 aos 6 anos (faz de conta e desafios)
A criança se revela por meio da brincadeira revivendo situações reais. Precisa ter autonomia para escolher do que quer brincar e não ser pressionado. Pode brincar de bola, bicicleta, carrinhos e bonecas, blocos de montar ou materiais de arte. Passeio ao ar livre, atividades artísticas, cinema e teatro.

Brincar dos 7 aos 10 anos (amigos e jogos com regras)
Nessa fase o ideal é conviver com outras crianças, gastar energia com brincadeiras e aprender regras. Brinquedos compartilhados como bolas, jogos de montar , jogos de tabuleiros e cartas são os ideais. Importante vivenciar atividades esportivas, passeios de bicicleta e brincadeiras com bola.
Brincar dos 10 aos 12 anos (autonomia e escolhas próprias)
Fase ideal para iniciar novas habilidades como esportes e técnicas plásticas. Estar com o grupo, buscar brincadeiras mais elaboradas, livros e musica. Cuidar para que o tempo não seja absorvido pelos jogos eletrônicos.


segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Sucesso Escolar

Algumas dicas importantes para o sucesso escolar:

- MOTIVAÇÃO!
O cérebro funciona muito melhor quando gostamos daquilo que fazemos! O mesmo acontece nas aprendizagens: a atenção, a compreensão, o raciocínio e a memória são estimuladas pelas emoções positivas. É importante que o aluno, seja qual for a sua idade, sinta prazer em ir para a escola e ali aprender novas matérias, habilidades e competências. O ensino não deve ser imposto como uma obrigação, mas como um direito, uma conquista do progresso da humanidade.
- cuidar da saude
Aprender bem e com prazer é mais fácil quando estamos com boa saúde. Todos os estados, orgânicos e psicológicos, que contribuam para a sensação de bem-estar aumentam em 50% a capacidade de aprender e a aquisição de novas habilidades como ler, escrever, calcular, etc. É importante consultar um médico e ficar de atento ao estresse!
- ALIMENTAÇÃO!
O cérebro consome 20 a 25% da energia fornecida pelos nutrientes que nos chegam através da alimentação. Isto significa que uma dieta saudável e equilibrada, baseada em refeições com menos sal, menos açúcar e menos gorduras saturadas, é indispensável para um cérebro que vai precisar de muito esforço.
- Dormir bem!
Hoje sabe-se que uma boa noite de sono é condição indispensável para a memória. Noites mal dormidas reduzem drasticamente a capacidade de concentração.

- organizar o TEMPO DE ESTUDO!
As crianças passam cada vez mais tempo na escola, as aulas são longas e há as tarefas de casa. Há crianças que não aprendem a ser organizadas e estudam sob estresse provocado pela confusão de apostilas, cadernos e trabalhos que precisam organizar sozinhos. Em casa, devem estudar por períodos de 30 a 60 minutos diariamente. Muitas das dificuldades de aprendizagem residem simplesmente na falta de organização.  
- ANSIEDADE!
O estresse e a ansiedade podem paralisar completamente a capacidade de aprender e sobretudo de recordar conhecimentos já adquiridos. Pode-se controlar o estresse através da respiração, da meditação e de algum exercício físico que promova o relaxamento.  Peça também ajuda a um terapeuta.  
- NÃO IGNORE A ESCOLA
É necessário que os pais sigam atentamente a evolução acadêmica e comportamental dos filhos na escola e participarem das reuniões regulares que os professores agendam.
- TER O HABITO DA LEITURA
Aqueles que dominam a compreensão da leitura em tenra idade terão maior facilidade ao longo de sua carreira escolar. As bibliotecas públicas são um grande recurso.
- APROXIMAR-SE DA MATEMATICA
Saiba que o progresso escolar estará seriamente comprometido se não se souber a tabuada. Os jogos (ex. Banco Imobiliário) são uma ótima maneira para praticar habilidades em matemática e ao mesmo tempo promover a diversão. Há também muitos jogos de matemática on line que requerem cálculos para ganhar os pontos. 
- CONCENTRE-SE NO PROGRESSO
Mesmo os bons alunos algumas vezes tiram notas ruins. Isso se deve ao fato de que as notas tentam atribuir um valor percentual para um conceito abstrato. Em vez disso, concentre-se no progresso. 
- CONSULTE UM PSICOPEDAGOGO
É o profissional indicado para lidar com dificuldades relacionadas a aprendizagem. Após a avaliação do caso, ira fazer a orientação para a escola, familia e aprendente a lidar com toda a situação e encontrar o sucesso escolar.