quarta-feira, 10 de junho de 2009

Amor - Odio

Afeto é tudo aquilo que nos afeta.
A maioria das pessoas não admitem que sentem ódio, normalmente este sentimento fica preso no nosso inconsciente, porque foi estipulado ser um sentimento "feio" e que deveria ser escondido.
O odio é um sentimento de aversão, mas às vezes precisa existir para que sejam tomadas atitudes, não é sempre patológico.
O amor, por outro lado, sempre tão aceito na nossa sociedade, se descontrolado pode se tornar sufocante e patológico.
O importante é equilibrar estes sentimentos

Yona

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Ansiedade

Quem nunca experimentou essa sensação? Sentimento de apreensão que normalmente antecede momentos de perigo real ou não, e nos causam desagradaveis sensações corporais, como vazio no estomago, palpitações, falta de ar, aumento da transpiração, etc.

Segundo Freud há dois tipos de ansiedade:

ANSIEDADE REALISTICA é uma reação à percepção de um perigo externo, um dado esperado e previsto. Porém não significa que sentir ansiedade realistica é alguma vantagem. Porque o comportamento coerente quando surge a ameaça de um perigo seria uma racional avaliação do que este perigo representa e então decidir fugir, se defender ou atacar.

ANSIEDADE NEUROTICA é um estado de apreensão generalizada que aproveita qualquer oportunidade para justificar-se. As pessoas que sofrem desta ansiedade sempre esperam as mais terríveis possibilidades e interpretam eventos cotidianos como mal presságio.

Quando a ansiedade caracteriza-se pela excessiva intensidade e prolongada duração, torna-se patológica, surgindo os transtornos de ansiedade que podem ser:sindrome do pânico, fobias, transtorno obssessivo compulsivo, transtorno de stress pós-traumatico, transtorno de ansiedade generalizada, dentre outras.

Porem, vale salientar que a ansiedade equilibrada é normal a todos e faz parte do inusitado que acompanha o crescimento do ser humano. Esta ligada a autopreservação e deve ser aceita como parte integrante da vida. É um estimulo para aumentar a consciência.

Yona

Ciúmes

Ter ciumes é ter medo de perder alguma coisa. E toda perda estristece, viver esperando perdas nos leva a uma vida bastante infeliz.

Para alguns pesquisadores é possivel dominar o ciumes e controla-lo, para outros tem que destruí-lo, o fato é que é um afeto que causa muito mal a todos nós em qualquer cultura e época da historia.

O ciumes tem carater positivo quando se trata de conservar algo. E negativo quando se torna egoista ou surge por mera insegurança pessoal.

Para Freud existem tipos de ciumes. Um seria o ciume da concorrência com o rival, onde a questão fundamental é mais o amor próprio do que o amor ao outro.
Outro tipo seria o ciume originado de projeção do outro de seus próprios desejos de infidelidade ( concretizados ou não).

Descartes dizia que ciume é uma espécie de temor relacionado ao desejo de que se tem de conservar a posse de algum ser.

Embora alguns romanticos digam que a manifestação do ciumes é uma espécie de prova de amor, em excesso esse afeto se transforma em odio sempre que a relação parece ameaçada, o ciumento tende a adquirir aversão pela pessoa amada. Viver sobre a pressão do ciumes é viver sem liberdade, conforme disse Epiteto: "Só somos livres nos ocupando das coisas que só depende de nós".

É sempre possivel e necessario investigar racionalmente o que estamos sentindo. Quanto mais seguros nos sentimos a respeito de nós mesmos ou de quem somos ou do valor que temos, menos corremos o risco de ciumes.

Yona