sábado, 25 de junho de 2011

Ansiedade

“Não há infortúnio maior do que esperar o infortúnio” (Pedro Calderón de La Barca)

A ansiedade é causada pela angustia em não ter o desejo atendido. É sofrer por algo que não possui controle, causando aflição, agonia, impaciência, inquietação. Prejudicando assim, nossa qualidade de vida, autoestima e saúde física.

A mente cria válvulas artificiais para dar vazão a essa energia negativa. A partir daí, a pessoa começa a usar o próprio organismo como válvula de descarga. Se não for controlada, a ansiedade pode causar o surgimento de enfermidades psicossomáticas, ou seja, doenças que afetam a saúde física e mental. Gastrite, úlceras, colites, taquicardia, hipertensão, cefaléia, etc.

A ansiedade está diretamente relacionada à nossa necessidade de ter controle sobre tudo. Queremos ter controle não só do que pensamos, somos e fazemos, mas também controle sobre o que os outos são, pensam e fazem! Impossível!

Nos sentimos ansiosos porque queremos que o nosso relacionamento seja perfeito, e porque queremos que não chova amanhã, e porque queremos que as coisas se resolvam da forma como imaginamos, exatamente no prazo que imaginamos. Exigimos o tempo todo que a vida atenda todos nossos desejos e sem demora!

Precisamos ter FÉ em nós e na vida, confiar que tudo acontece da melhor maneira. Devemos fazer os movimentos necessários, fazer o nosso melhor e entregar para vida o nosso futuro.

É preciso entender a causa da ansiedade e lidar com ela de forma positiva. Veja como mudar hábitos e combater a ansiedade:
1. Procure não deixar nada pendente: Não terminar tarefas e assumir responsabilidades acima do que se pode fazer contribuem para o aumento da ansiedade. Esboce um plano para resolver o que é urgente e organize-se.
2. Prepare-se para os desafios: Atitudes como estudar com antecedência para as provas, informar-se sobre a empresa antes de uma entrevista de emprego e se preparar para uma reunião de negócios são fundamentais para ter confiança diante dos desafios.
3. Veja o lado bom das coisas: O impacto positivo da felicidade no sistema de imunidade é mais poderoso do que o negativo e ajuda a minimizar a ansiedade. Portanto, se você planejava ir à praia no fim de semana, mas viu que o tempo não está bom, mude seus planos: vá ao cinema, faça um fondue com os amigos, alugue os DVDs da série que você adora ou faça outro programa que o agrade. Ao invés de reclamar, procure transformar situações negativas em positivas. Seu pensamento determina a forma como você enxerga a vida. Se pensar de maneira positiva, vai se sentir mais feliz e as chances de tudo dar certo podem ser maiores.
4. Caminhe 30 minutos por dia, no mínimo três vezes por semana: Essa prática, recomendada pela OMS, é ótima não só para tirar você do grupo dos sedentários como para ajudar a controlar a tensão emocional. O mesmo período de tempo pode ser empregado para qualquer outra atividade física.
5. Ouça música: Estudos científicos demonstram que a música relaxa os músculos, diminui a sensibilidade à dor e dilui emoções destrutivas.
6. Fique com um bicho de estimação: O simples ato de fazer carinho em um animal relaxa tanto o bicho quanto seu dono. Se você não tem condições de ter um pet, que tal levar o cachorro da vizinha para passear de vez em quando? Tranqüiliza a mente e evita pensamentos que trazem preocupação e ansiedade.
7. Livre-se da mania de perfeição: Perfeccionistas tendem a prejudicar suas relações pessoais e profissionais colocando-se sob constante pressão. Confronte o medo que lhe motiva a buscar a perfeição. Você pode temer, por exemplo, que as pessoas não gostem de você. Na realidade, as pessoas tendem a respeitar quem tem coragem de admitir um erro e repelem quem acha que sabe tudo.
8. Deixe o trabalho no trabalho: Muitos sintomas do estresse, como ansiedade, dores musculares, hipertensão, fadiga, taquicardia e angústia, têm sido atribuídos ao acúmulo das pressões profissionais. Evite ficar pensando em trabalho depois do expediente.
9. Tenha plantas em casa: Cuidar de plantas (flores ou hortaliças) pode proporcionar equilíbrio emocional e amenizar os efeitos negativos do estresse. Regar uma plantinha é uma terapia informal, que ajuda aliviar a tensão e a ansiedade. Mexer com terra e folhas não resolve os problemas, mas ajuda a refletir e analisar melhor as situações.
10. Faça refeições sem pressa: Escolha um momento em que você possa comer sem interrupções. Procure sentir os sabores, a temperatura e a textura dos alimentos.

Dica:
Que tal viver o presente e ter uma experiência NOVA todos os dias?
Veja exemplo no blog: http://365nuncas.wordpress.com/