sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Valor do tempo

Na correria do dia a dia, muitas vezes esquecemos de dar valor para as coisas que realmente importam.

Passamos muito tempo “pré-ocupados” com coisas banais, sem significado, sem valor. Meu time de futebol que perdeu o jogo, aquela pessoa que falou mal de mim, minha cabelereira que chegou 10 minutos atrasada, o pão que não esta tão branquinho quanto eu gosto e muitas outras coisas. Como isso gasta nosso tempo e nossa energia! E sem perceber muda o nosso foco.

Quando realmente damos valor para a vida?

Estar junto da pessoa que amamos, por exemplo. Não é raro nos incomodarmos mais com coisas insignificantes, enquanto deveríamos aproveitar este prazer, que pode durar eternamente sim, mas que também pode acabar a qualquer momento! E agimos sem considerar isso, como se fossemos donos do tempo e do sentimento do outro.

Retribuir um sorriso. Usamos a desculpa da falta tempo e não percebemos atitudes singelas. E não percebemos o quanto uma palavra, um sorriso de alguém pode nos ajudar imensamente. E não retribuímos o gesto. Como se o outro estivesse sempre a nossa disposição.

Cuidado próprio. Dispensar mais tempo tentando nos entender, nos escutar. Achamos que nunca dá tempo para isso. Nós é que decidimos onde e como gastar o nosso tempo, o resto é desculpa.

Será que estamos realmente dando valor para as coisas importantes? Será que sabemos o valor do nosso tempo?

Cada um deveria decidir como fazer isso. Sem influencias ou criticas. Mas que o faça de maneira sabia. Acrescentando um pouco de afeto, atenção e entrega em todos os momentos do seu dia, valorizando seu tempo e sentimento.

Yona Sousa

Compromisso com a vida!

Compromisso é a promessa em realizar algo. É um acordo.

Existem pessoas que comparecem a todos os encontros que marcam, a todas as reuniões que agendam, são extremamente pontuais, respeitam o tempo do outro e todas as regras que uma boa educação pede e que sem dúvida são admiráveis, mas só isso define uma pessoa comprometida?

Muitas vezes é esquecido o compromisso mais importante, o que deveria estar sempre no topo da lista de prioridade pessoal de cada um: o compromisso com a vida!

É o compromisso de buscar o nosso próprio bem, de querer conhecer quem somos, de aceitar cada descoberta e de querer crescer. É o compromisso com a essência, com o EU verdadeiro.
Mas como pode ser esquecido algo assim tão importante? Muitos esquecem o tempo todo e nem percebem!

Às vezes a pessoa deseja ir ao show de seu artista preferido, ou pensa em ligar para aquele amigo querido que não encontra a muito tempo, ou promete iniciar a pratica de exercícios físicos, e simplesmente não vai, não liga e não faz. Deixa para depois. Sempre depois. E vai ficando cada vez mais distante de si mesma, desrespeita suas vontades e necessidades. Coloca-se lá no final da sua lista de prioridade pessoal, como se todo o resto do mundo fosse mais importante!

Algumas pessoas preferem não assumir compromissos, porque não querem se sentir presas. Confundem a falta de compromisso com liberdade, mas ser livre não é ser irresponsável. Pelo contrário ser livre é respeitar a si próprio e ao outro. É manter o compromisso!

Há pessoas também que não possuem fé em si mesmas, não sabem quem são e não acreditam em sua força interna. Não assumem o compromisso com suas próprias vidas porque não acreditam que sejam capazes de cumprir.

É preciso que cada um analise como esta conduzindo sua vida e se questione: “Estou cuidando bem de mim?”, “Qual é o vinculo que eu quero criar e manter com as outras pessoas?”, “No que sou útil?”, “Qual é o meu comprometimento com o todo?”, “O que estou fazendo aqui?”, “Quem sou eu?”.

É importante buscar as respostas, buscar o autoconhecimento, acreditar em si e querer assumir o compromisso de respeitar a si próprio, acima de qualquer outra coisa.

E você, está comprometido com sua vida?

Yona Sousa