domingo, 24 de maio de 2015

O Efeito Sombra

Efeito Sombra



(Deepak Chopra)


O que é sombra?
É uma região da psique, escondida, inconsciente, o lado obscuro da natureza humana. Negar essa parte intensifica o seu poder. Para ser uma boa pessoa, queremos deixar a má pessoa escondida. Mas sem conhecê-la, ela pode assumir o controle e perdemos a consciência das nossas escolhas (ex. o quanto que comemos ou gastamos sem perceber). Só integrando essa nossa parte, nos tornarmos inteiros. Ter um lado sombrio não é possuir uma falha, é ser completo.
A sombra não é um problema a ser resolvido ou um inimigo a ser vencido, mas um campo fértil a ser cultivado. Não podemos ser vitima dela e sim recuperar a função de criador.
Devemos reconhecer o poder da sombra. Ela cria uma nevoa de ilusões que cerca o self. E às vezes é confortável ficar na nevoa da ilusão, pois a realidade pode ser dura para ser enfrentada. Precisamos ter consciência dessa nevoa e enxergar além dela. Muitas vezes, quando estamos no “fundo do poço” a nevoa se dissipa.  O self se compõe e enxerga a si mesmo.
É importante abandonar o desejo de derrotar a sombra. Se sufocarmos sentimentos como raiva, culpa, medo, inveja ou a sexualidade, a sombra fica maior e contra o self. Sempre que um sentimento for rotulado como “errado”, a sombra ganha poder.

Como alimentamos a sombra?
Criar a sombra é um processo. É responsabilidade de cada um. São escolhas.
Alimentamos quando mantemos segredos de nós ou dos outros, não revelamos nossos impulsos e desejos básicos.  Formas de segredo são negação. Medo de ser quem você é, em função da família ou sociedade.
Alimentamos com a culpa de nossas imperfeições ou por vergonha dos nossos erros ou de desejos ocultos que dão uma sensação ruim de que estamos errando, o que gera o julgamento. Julgamento é a culpa usando uma mascara para disfarçar a dor.
Alimentamos culpamos os outros, procurando o responsável pela dor que sentimos, fazendo a projeção, procurando um “bode expiatório”. Projetando o sentimento ao invés de assumir que é o responsável por ele.
Alimentamos com o conflito constante entre o consciente e o inconsciente.

Como podemos crescer?
1)     Parando de projetar: ignorando as próprias fraquezas e projetando nos outros. Ex. criticar a atriz magra demais, quando você quer emagrecer. Projeção é uma defesa para evitar olhar para dentro de si mesmo. “Já que não posso admitir o que sinto, imagino que você sinta”. ”Eu estou bem, mas você não esta”.

2)     Nos desprendendo:  Porque é difícil nos livrarmos das emoções negativas? Se reconhecer quando a sombra traz negatividade para a sua vida, abrace-a e perdoe-a. Ela não é um oponente perigoso e sim um oponente valioso. Afirme: “Eu posso passar por isso”. “Não me sentirei melhor culpando outra pessoa”. “Posso ser paciente”. “Sou maior que meus sentimentos”. Queira que essas afirmações sejam reais. Alinhe-se com o desprendimento. Não é indiferença e sim afirmar que não quer a negatividade grudada em você.

3)     Abrindo mão do julgamento: A imagem pessoal precisa também das características negativas. Todas as emoções são validas. Precisamos dar a permissão de ser quem somos. O Superego é você. Tenha compaixão por você.

4)     Reconstruindo o corpo emocional: Devemos substituir um pensamento negativo por algo novo. Nos tornando inteiros, aprendendo a ser resiliente, dissipando magoas do passado, esperando o melhor de si mesmo, adotando ideais realistas, sendo generoso com você e enxergar além dos medos.


Impulso Holográfico
Acontece quando o lado interno e externo se fundem em um só. Isso não pode ser destruído. Temos o poder de criar a plenitude.
Exemplo de exercício: Feche os olhos e imagine uma paisagem linda, um pôr-do-sol, visualize suas cores. Imagine um sabor que você adora, como o chocolate, entre nessa sensação até de fato saboreá-lo. Agora imagine um som que você adora, como o som da risada do seu filho ou da sua musica preferida. Imagine uma textura deliciosa, como o veludo e imagine seus dedos passando por ele, sinta. Agora imagine um cheiro que você gosta, como o de rosas. Abra os olhos. O mundo esta mais vivo.
Os sentidos estarão realçados. Isso prova que podemos colocar um mundo no outro. Temos o poder de alterar a realidade, fazendo a junção da sombra com o self.