quinta-feira, 7 de abril de 2016

Deusa Hera




“O mito não e uma vaga expressão de sentimentos individualizados ou de emoções populares, é um sistema simbólico, uma conduta verbal codificada. Veiculando como a língua, maneiras de classificar, coordenar, agrupar e contrapor os fatos, de sentir ao mesmo tempo semelhanças e dessemelhanças, em suma, de organizar experiências.” (Vernant)

Deusa Hera

É a deusa protetora do casamento. Casada com Zeus, que era infiel e ela tinha muitos ciúmes. Mãe de Ares (deus da guerra) e Hefesto (deus do fogo).

Ela considerava muito o seu casamento e foi muito humilhada por Zeus por suas traições. Hera  perseguia as amantes e os filhos que o marido teve fora do casamento. Zeus a traiu com a deusa Calisto e Hera a transformou numa ursa.

A mulher com forte arquétipo de Hera se sente incompleta sem um companheiro. Pode desenvolver um espirito vingativo contra outras mulheres, mas nunca contra o homem. Quando essa mulher se casa, acredita que o matrimonio é a consumação da satisfação feminina. Costuma não atribuir valor as amizades, prefere estar com o marido.


Os aspectos negativos dessa deusa são: intolerância, rigidez moral, crueldade, dependência, vergonha, intriga, mentira, ciúmes, vingança. E os aspectos positivos são: fidelidade, calor emocional, insistência com relação à monogamia. 

Sindrome de Peter Pan


É uma fase de imaturidade psicológica e narcisismo. Normalmente são pessoas que se negam a envelhecer, são dependentes e passam diretamente da infância para a fase adulta.
Não é considerada uma doença e é mais comum nos homens. Quase sempre é vista com uma educação permissiva por parte dos pais.
Causa uma ansiedade de profunda insatisfação própria e insatisfação com o que tem, com atitudes mais concentradas em pedir do que receber e do que dar do que fazer.
É indicado psicoterapia para autoconhecimento e auxilio para passar pela adolescência.

Características comuns:
- Idealização da juventude e negação para viver como um adulto
- Egocentrismo e narcisismo. Receber e pedir sem dar ou se comprometer
- negação de todo o tipo de responsabilidade relacionada a maturidade
- comportamento impulsivo
- irresponsabilidade e medo do compromisso
- culpar os outros sem assumir suas responsabilidades

Para superar:
- identificar vantagens da fase adulta
- assumir responsabilidades sem deixar de se divertir
- liberdade econômica
- espaços próprios
- tomar decisões