...Tira a máscara que cobre o seu rosto
Se mostre e eu descubro se eu gosto
Do seu verdadeiro jeito de ser...
(MASCARA, Pitty)
Eu adoro Visconde de Mauá-RJ. É um lugar mágico e com muitos significados para minha vida pessoal. Na ultima visita que fiz, conheci um trabalho artístico de similar encanto. O artista fotografa a Persona do individuo, propõe captar a nossa mascara usando espelhos. É um trabalho peculiar e belo.
Não pude deixar de pensar na importância da persona em nossa vida. É interessante perceber o que os demais percebem de nós, e como queremos ser identificados. O que esse outro que vemos no espelho quer nos mostrar? O que realmente precisamos ver e não conseguimos entender? Porque temos a impressão que as outras pessoas conhecem mais de nós do que nós mesmos?
Para Carl Jung, persona é o arquétipo de adaptação. É a face externa da psique. É a mascará ou papel que exibimos para facilitar nosso convívio em sociedade.
Não há duvida então que é necessário o uso das nossas máscaras, mas lado negativo acontece quando o individuo identifica-se com o papel por ele desempenhado, se afastando de sua verdadeira essência, de quem ele realmente é.
Yona
Nenhum comentário:
Postar um comentário