sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Valor do tempo

Na correria do dia a dia, muitas vezes esquecemos de dar valor para as coisas que realmente importam.

Passamos muito tempo “pré-ocupados” com coisas banais, sem significado, sem valor. Meu time de futebol que perdeu o jogo, aquela pessoa que falou mal de mim, minha cabelereira que chegou 10 minutos atrasada, o pão que não esta tão branquinho quanto eu gosto e muitas outras coisas. Como isso gasta nosso tempo e nossa energia! E sem perceber muda o nosso foco.

Quando realmente damos valor para a vida?

Estar junto da pessoa que amamos, por exemplo. Não é raro nos incomodarmos mais com coisas insignificantes, enquanto deveríamos aproveitar este prazer, que pode durar eternamente sim, mas que também pode acabar a qualquer momento! E agimos sem considerar isso, como se fossemos donos do tempo e do sentimento do outro.

Retribuir um sorriso. Usamos a desculpa da falta tempo e não percebemos atitudes singelas. E não percebemos o quanto uma palavra, um sorriso de alguém pode nos ajudar imensamente. E não retribuímos o gesto. Como se o outro estivesse sempre a nossa disposição.

Cuidado próprio. Dispensar mais tempo tentando nos entender, nos escutar. Achamos que nunca dá tempo para isso. Nós é que decidimos onde e como gastar o nosso tempo, o resto é desculpa.

Será que estamos realmente dando valor para as coisas importantes? Será que sabemos o valor do nosso tempo?

Cada um deveria decidir como fazer isso. Sem influencias ou criticas. Mas que o faça de maneira sabia. Acrescentando um pouco de afeto, atenção e entrega em todos os momentos do seu dia, valorizando seu tempo e sentimento.

Yona Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário