sábado, 16 de janeiro de 2016

Por que a criança deve brincar?

Por que a criança deve brincar?

Porque é a maneira dela se expressar e ajuda no desenvolvimento. Brincar desenvolve :

- Habilidades cognitivas porque é experiencial, faz conexões, resolve conflitos e usa a criatividade.
- Habilidades sociais porque muitas vezes tem a interação com outra criança, tem contato com as regras, existe a troca e a sensação de pertencimento ao grupo.
- Habilidades motoras porque no brincar há movimento, espacialidade, lateralidade, equilíbrio e destreza.
- Habilidades emocionais porque aprende a lidar com as frustrações e realizações, organiza e estrutura a vida.
- Habilidades culturais porque estrutura as suas relações e aprende as tradições da cultura que esta inserido.

Brincar até os 3 anos (experimentação, descobertas e atividades repetitivas)
O bebê brinca de imitação, falar com ele o incentiva. Depois é interessante repetir sons de canções e trovas e brincar de esconder . É importante o contato com a natureza em locais seguros. Brinquedo simples e seguros de manipular, por exemplo bolas e chocalhos. Passeio ao ar livre, parquinhos infantis e musicais infantis. Não se recomenda exposição excessiva à televisão, computados e vídeos ou espaços barulhentos.

Brincar dos 3 aos 6 anos (faz de conta e desafios)
A criança se revela por meio da brincadeira revivendo situações reais. Precisa ter autonomia para escolher do que quer brincar e não ser pressionado. Pode brincar de bola, bicicleta, carrinhos e bonecas, blocos de montar ou materiais de arte. Passeio ao ar livre, atividades artísticas, cinema e teatro.

Brincar dos 7 aos 10 anos (amigos e jogos com regras)
Nessa fase o ideal é conviver com outras crianças, gastar energia com brincadeiras e aprender regras. Brinquedos compartilhados como bolas, jogos de montar , jogos de tabuleiros e cartas são os ideais. Importante vivenciar atividades esportivas, passeios de bicicleta e brincadeiras com bola.
Brincar dos 10 aos 12 anos (autonomia e escolhas próprias)
Fase ideal para iniciar novas habilidades como esportes e técnicas plásticas. Estar com o grupo, buscar brincadeiras mais elaboradas, livros e musica. Cuidar para que o tempo não seja absorvido pelos jogos eletrônicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário