quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Diferença entre psicopedagogia e franquias de método próprio.


É comum ser confundido pelas famílias o trabalho psicopedagógico com o de instituições de método próprio, realizado por franquias conhecidas.  A diferença é total e um trabalho não exclui o outro. Em alguns casos a conciliação de ambos os trabalhos funciona e é indicada. Vou tentar esclarecer...

A psicopedagogia é uma área de trabalho de estudo de aprendizagem, normal e patológica. É indicado para todos. A metodologia da intervenção psicopedagógica acontece principalmente através de materiais lúdicos, como jogos por exemplo, pois estimulam a criatividade, habilidades logicas, estratégias, leitura, compreensão e interpretação. Com atividades que auxiliem o indivíduo a desenvolver competências que ampliem a confiança em sua capacidade de aprender, respeitando cada modalidade de aprendizagem própria. Compreendendo o modo particular do aluno aprender e traçando estratégias para construir e reconstruir conhecimentos.

As franquias com sua metodologia própria, em sua maioria usam o método de repetição, com o foco na autonomia dos estudos. Onde um único método é aplicado a todos.


Em um local o objetivo é aprender com o erro e no outro é não errar. Não é a mesma coisa! Então fica a critério da família escolher o que considera como objetivo mais importante para o desenvolvimento da criança e determinar qual das duas metodologias faz mais sentido para o que busca e para o que o aluno necessita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário