quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Samambaia

A samambaia não produz sementes ou flores, se reproduz através de esporos. Nas lendas, encontramos referencias sobre a busca da flor de samambaia. Na mitologia eslava, por exemplo, acredita-se que quem encontrar a flor de samambaia, conquistará o amor. 

Recentemente ouvi o termo "homem samambaia", ou seja, o sujeito que nada produz, que não tem iniciativa, que não sobrevive ao sol ou vento forte, que evita desafios...e pior, promete flores que não existem.

Pessoas assim, procuram viver de forma linear, não gostam dos altos e baixos e não suportam os solavancos da vida. Parecem pacatas, mas não são. Possuem receio de sair da zona de conforto e procuram caminhos mais fáceis... mesmo que isso tire delas a oportunidade de crescimento. 

Acredito que as pessoas não se transformam em samambaias depois de adultas. Foram crianças que não tiveram o estimulo necessário para lidar com a frustração. Qualquer desafio era motivo para desistir e assim repetem e repetem o modelo aprendido, machucando a si mesmos e a quem estiver ao redor. 

Se relacionar com elas é uma opção. Esperar mudanças é alimentar uma expectativa irreal.  
Quer se relacionar com samambaias? Não espere flores. Quer ser uma samambaia? Não prometa flores. Simples assim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário