quarta-feira, 3 de junho de 2009

Ansiedade

Quem nunca experimentou essa sensação? Sentimento de apreensão que normalmente antecede momentos de perigo real ou não, e nos causam desagradaveis sensações corporais, como vazio no estomago, palpitações, falta de ar, aumento da transpiração, etc.

Segundo Freud há dois tipos de ansiedade:

ANSIEDADE REALISTICA é uma reação à percepção de um perigo externo, um dado esperado e previsto. Porém não significa que sentir ansiedade realistica é alguma vantagem. Porque o comportamento coerente quando surge a ameaça de um perigo seria uma racional avaliação do que este perigo representa e então decidir fugir, se defender ou atacar.

ANSIEDADE NEUROTICA é um estado de apreensão generalizada que aproveita qualquer oportunidade para justificar-se. As pessoas que sofrem desta ansiedade sempre esperam as mais terríveis possibilidades e interpretam eventos cotidianos como mal presságio.

Quando a ansiedade caracteriza-se pela excessiva intensidade e prolongada duração, torna-se patológica, surgindo os transtornos de ansiedade que podem ser:sindrome do pânico, fobias, transtorno obssessivo compulsivo, transtorno de stress pós-traumatico, transtorno de ansiedade generalizada, dentre outras.

Porem, vale salientar que a ansiedade equilibrada é normal a todos e faz parte do inusitado que acompanha o crescimento do ser humano. Esta ligada a autopreservação e deve ser aceita como parte integrante da vida. É um estimulo para aumentar a consciência.

Yona

Nenhum comentário:

Postar um comentário