segunda-feira, 12 de maio de 2014

Estimular a inteligencia do bebe



Métodos para estimular a inteligência do bebê


            A partir do quinto mês da gravidez o bebê ouve e se contar historias simples e repetidas, depois do nascimento ele ficará mais calmo quando as ouvir novamente.

A partir do segundo mês de vida, podem ser aplicados os seguintes estímulos:

            Um adulto, fora do campo de visão do bebê, toca uma campainha com um som forte, isto fará com que o bebê vire em sua direção para tentar localizar o barulho.

            Outra opção, é ascender uma lanterna a meio metro do bebê, ele deve fixar sua atenção na luz. A experiência de luz e cores brilhantes  é muito importante para a inteligência do bebê.

            Com três meses, o bebê é capaz de combinar a visão e a audição. Uma pessoa pode ficar a uns 30 cm dele e provoca-lo com gestos ou palavras, provavelmente ele olhará em sua direção e esboçará um sorriso.

            Se mostrar um objeto a uns 30 cm dele e em seguida esconde-lo, o bebê olhará em direção em que desapareceu o objeto.

Massageá-lo desenvolve o tato e a capacidade afetiva. Usar brinquedos como móbile e dar objetos de cores vibrantes para ele pegar, como mordedores e chocalhos.

            Aos quatro meses, colocando o bebê de bruços, ele irá levantar a cabeça e os ombros, apoiando-se nos cotovelos. Nesta fase também, deve-se dar objetos para ele, que os segurará com firmeza.

            Com cinco meses, se apresentar ao bebê um cartão branco a cerca de 30 cm de distancia, depois de algum tempo ele irá perder o interesse. Em seguida, trocar por um cartão igual, mas da cor vermelha, o interesse pelo segundo será logo manifestado.

            Deve-se leva-lo a outro ambiente, se possível, aproximando os objetos do campo visual dele. Ele olhará com interesse para todos os lados.

            Por volta dos seis meses, uma pessoa próxima ao bebe, pode fazer caretas durante 30 segundos, o bebê se alegrará e sorrirá. Em seguida, a pessoa irá trocar os movimentos alegres por outros severos, o bebe ficará serio também.

Brincadeiras do tipo "esconde-esconde" ajudam-no a controlar os sentimentos de tristeza pela perda e de alegria por reencontrar o objeto.

            Aos sete meses, ele já começa a imitar. Diante do bebê, um adulto bate com a mão na mesa por algum tempo, em seguida coloca o bebe no colo. Ele também tentará bater com a mão na mesa. Ele também já procura um contato ativo. Se alguém sentar ao lado dele e não olha-lo, o bebê tentará estabelecer contato com a pessoa, balbuciando e olhando para ela.

            No oitavo mês ele já consegue manusear com as duas mãos, se o bebê estiver brincando com um objeto e oferecer outro, ele irá segurar este segundo, sem soltar o primeiro.

            Com nove meses, ele já pode ser colocado de pé, com apoio e deve-se estimula-lo, colocando brinquedos fora do seu alcance, para que o bebê vá engatinhando pega-lo.

            Aos dez meses, pode-se esconder objetos dele, cobrindo com uma fralda, estimulando sua percepção e curiosidade para descobrir e encontrar o objeto.

            Com onze meses, o bebê já consegue se sentar sozinho. Quando ele estiver deitado, um adulto pode mostrar um brinquedo, mantendo-o fora do alcance de suas mãos. Ele irá sentar para apanha-lo.

            Já é possível também estimular sua memória. Deve ser mostrada ao bebê uma caixa contendo uma bola. Em seguida, deve-se levar a bola e caixa e voltar após um minuto, com a caixa sem a bola, ele não a encontrando, olhará surpreso, indagando o seu desaparecimento.

É importante estimulá-lo a reconhecer sons, odores e sensações táteis.

            Quando o bebê completar um ano, deve-se dar a ele duas caixas que se encaixem, ele irá examina-las e tentar colocar uma dentro da outra. Além disso, pode entregar a ele uma caixa fechada, que ele tentará abrir. Ele também já consegue superar obstáculos, pode mostrar-lhe uma bola e quando ele for apanha-la, colocar na frente algum obstáculo, para escondê-la. Ele irá contornar o obstáculo e apanhará a bola.

A partir de um ano, muitos estímulos podem ser dados ao bebê. Uma pessoa deve jogar a bola em direção à ele e pedir para jogar de volta, trabalhando a coordenação motora. Deve trabalha a opção de escolha e preferencia, apresentando a ele cartões coloridos e outros com figuras. Provavelmente ele escolherá os cartões com figuras por serem mais interessantes. Assim como, reconhecerá fotos de pessoas próximas a ele.

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