sexta-feira, 17 de março de 2017

Resumo das principais questões de aprendizagem

Resumo das principais questões de aprendizagem

Dislexia
 Transtorno de aprendizagem de origem neurobiológica, onde não se encontra fluência na leitura e dificuldade de tradução de sons em letras e das letras em seus sons. Normalmente há um atraso para falar, dificuldade para pronunciar e aprender palavras novas, fazer rimas, troca de letras, entre outras.
É necessário adaptações escolares de abordagem multissensorial, utilização de método fônico, oferecer mais tempo para execução das atividades e valorizar as respostas orais do aluno.
No ambiente familiar deve-se estabelecer uma rotina de estudos, com planejamento e um local adequado. A leitura diária deve ser incentivada.

TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade)
Transtorno que tem como característica o baixo rendimento escolar, dificuldade para interagir com os colegas, problemas para respeitas as regras, dificuldade para ignorar estímulos, dificuldade para organizar e planejar, dificuldade de sustentar a atenção, dificuldade para lidar com o tempo, imediatismo, dificuldade de aprendizagem da leitura e matemática.
Deve receber ordens claras e diretas, usar recompensas para o bom comportamento, estabelecer regras e rotinas, permitir o movimento e pausas.

Discalculia
Transtorno de aprendizagem da matemática. Presente  em cerca de 5 em cada 100 pessoas. Dificuldade para aprender a contar, reconhecer números, corresponder dígitos às quantidades que representam, para organizar coisas de maneira logica, resolver operações simples e problemas, memorizar funções matemáticas, dificuldade para medir coisas, estimar custos, realizar cálculos mentais, estimar velocidade e julgar distancias.
Deve ter reforço repetido, usar papel quadriculado, ler os problemas matemáticos em voz alta, desenhar figuras que representem os problemas, utilizar materiais concretos. Pode ter mais tempo para realizar atividades que envolvam aritmética. Procurar valorizar o raciocínio matemático mais que a realização do calculo em sí. Fornecer materiais de referencia como tabuadas, fórmula e calculadora. Não avanças para problemas complexos enquanto não forem adquiridas habilidades básicas. A matemática é cumulativa e não é uma questão de talento e sim de esforço. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário