sexta-feira, 17 de março de 2017

Expectativa na criação dos filhos

Expectativas x realidade  

Os filhos são compostos de partes dos pais, mas também possuem características genéticas próprias.
Quando há uma criança com dificuldade de aprendizagem na família, é difícil lidar com as expectativas. O diagnostico demora para sair, o tempo não para, a escola que não espera, a idade que avança e a defasagem aumentando perante a turma.

No artigo “Sobre o narcisismo: Uma introdução” (1914), Freud explica a revivescência do narcisismo dos pais em relação aos filhos. Estes atribuem a perfeição aos filhos e esperam que satisfaçam todos os seus desejos não realizados. Esperam que o filho não passe pela dificuldade que passaram, que tudo será mais fácil para os filhos. Deixam de cuidar de suas próprias vidas e passam a cuidar apenas da vida do filho. E essa seria a causa dos sentimentos de decepção tão comum que estas famílias têm em relação a esta criança que não se desenvolve conforme a expectativa gerada.

Alguns exemplos de expectativas irreais:
- Normalidade! Não se espera que os filhos tenham problemas e dificuldades.
- Harmonia eterna no relacionamento familiar. Sem considerar as fases e individualidades de cada um.
- Irmãos unidos, sem conflitos ou rivalidade.
- Quando se ama, não se pode ter raiva ou irritação. E esquecer que mostramos nossos sentimentos exatamente para as pessoas que mais confiamos.

Criar não é tarefa fácil! Exige paciência, perseverança, flexibilidade, aprender o tempo todo, lidar com o imprevisto e se colocar no lugar do outro.

 Meu conselho é o questionamento: São expectativas reais? Estou enxergando a individualidade do meu filho? O que é meu e o que é dele? Estou criando um ser pensante, criativo e autônomo?

É imprescindível o apoio familiar, pedagógico e institucional para o desenvolvimento das crianças. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário