sexta-feira, 17 de março de 2017

Superdotados

Superdotados

Inteligência é uma habilidade humana que envolve raciocínio, planejamento, solução de problemas, pensamento abstrato, compreensão de ideias complexas, aprendizagem rápida e pratica. É uma habilidade herdada, mas uma pequena parte da população apresenta uma inteligência diferente da maioria.
Estima-se que 2% da população tem um nível de inteligência muito alto, chamados assim de superdotados.

Características: os interesses são variados, possuem forte curiosidade, demonstram altas habilidades verbais, aprendem cedo e rápido, gostam muito de ler, tem grande capacidade para sintetizar informações, são observadores, pensam de forma inovadora e flexível. Possuem excelente memória, tem facilidade com os números e raciocínio logico dedutivo, são imaginativos e possuem senso de humor, tendem a ser individualistas e dominadores, tem habilidade de liderança, são autocríticos e são autoconfiantes. São sensíveis às expectativas alheias e possuem elevado senso de justiça. Podem se isolar por não ter colegas com as mesmas capacidades. São perfeccionistas podendo gerar ansiedade, depressão e auto sabotagem.  


Deve ter um nível de desafio proporcional ao desempenho, caso contrario pode gerar desinteresse e agitação. Aprender a compartilhar e escutar opiniões, liderar sem ser dominador. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário