terça-feira, 18 de julho de 2017

... E quando não é uma dificuldade de aprendizagem?

... E quando não é uma dificuldade de aprendizagem?

“É preciso ser para aprender. A aprendizagem significativa é fruto da permissão de ser, mais que isso, é fruto da sensação de ser. Estamos falando da maneira especifica e natural de ser de cada um de nós, que se transforma a medida que interagimos significativamente com o mundo e com os outros.” – FURTADO.

A dificuldade de aprendizagem é o sintoma de que as dinâmicas do entorno do aprendiz estão inadequadas. Independente do quadro ou diagnostico, se o aluno estiver vinculado com o ato de aprender, ele aprenderá.

A dificuldade aparece quando não há motivo pelo qual aprender.

Os indivíduos com dificuldades de aprendizagem necessitam de uma avaliação multidisciplinar. O diagnóstico dificilmente será obtido com a realização de exames e pouco provável que a resolução do processo seja conseguido com o uso de medicações.

Nós aprendemos através dos nossos sentidos, aprendemos com o corpo todo. A intuição, a percepção são instrumentos valiosos de leitura e compreensão do mundo. As nossas emoções são tão poderosas do quanto nossas inteligências. Além disso, a aprendizagem requer um tempo.

Muitas vezes a criança não tem dificuldade para aprender e sim os adultos que possuem dificuldade em achar o modo adequado para mediar a aprendizagem.

É necessário mediar a aprendizagem, valorizar os passos percorridos e reencaminhar quando necessário. É estar presente de forma a favorecer a iniciativa do aluno em buscar entendimento. Significar a aprendizagem é permitir que cada um faça esse trabalho, pois só o sujeito pode dar significado às coisas. 

A aprendizagem para acontecer necessita de uma pessoa pronta para aprender. É necessário arriscar-se na aventura da aprendizagem, saber insistir, pedir ajuda, errar, acertar, buscar entender e refletir sobre as próprias ações.

Para aprender a pessoa necessita de tempo, de espaço, de um ambiente educativo e afetivo emocional, além de materiais facilitadores como livros, jogos, mediação e liberdade para se expressar e de se manifestar.  Cada pessoa tem o seu tempo, acertando, errando, duvidando, arriscando e ponderando.
Muitas das dificuldades de aprendizagem tem sua principal origem no estado emocional do aprendiz. A emoção é manifestação do campo afetivo da pessoa e é decorrente da qualidade das relações que ela estabelece ao longo da vida. Todo o indivíduo que não tem um ambiente emocional equilibrado tem as suas aprendizagens prejudicadas.

Quanto mais as crianças tiverem uma educação que lhe dê ferramentas para enfrentar as dificuldades de modo geral, mais possibilidades de aprendizagem está criança desenvolverá.

Muitas vezes o problema não esta na criança e sim na maneira como a família introduziu a escola na vida dela, ou a maturidade desta para as responsabilidades inerentes do aprender, ou na qualidade dos professores ou métodos utilizados.

As crianças se formam conforme os modelos que receberam. Muitos pais querem que seus filhos leiam, mas eles próprios não se dispõe a ler.

Cada indivíduo é um mistério a ser desvendado e uma potência a ser descoberta. Não podemos nos apoiar em certezas, mas em probabilidades.

Ensinar e aprender é um caminho que precisa ser construído com responsabilidade e criatividade. Responsabilizar-se pelo trabalho continuo do estudo, do conhecimento, da boa vontade. Não existem atalhos quando se fala em formação e desenvolvimento.


 “O potencial de aprendizagem pode ser desenvolvido, e os bloqueios derrubados, nas condições certas. Aprender a aprender é uma possibilidade que está ao alcance de todos.” – CLAXTON

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