terça-feira, 18 de julho de 2017

É TDAH?

É TDAH (Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade)?

“Um dia uma mãe me telefona e me pergunta: Doutor, o senhor trabalha com Ritalina? Prontamente respondo: Não, minha senhora, trabalho com crianças!”  - Dr José Outeiral (psiquiatra)

O TDAH é um distúrbio de maturação de áreas encefálicas localizadas na formação reticular e no córtex pré-frontal. É de se esperar que a estimulação terapêutica seja o caminho mais viável para sua recuperação. Não existe medicação capaz de determinar maturidade em neurônios.

O diagnóstico não pode ser confirmado por exames clínicos, laboratoriais ou de neuroimagem. O diagnóstico só pode ser aceito após avaliação de uma equipe multidisciplinar.

Costumo dizer às famílias que não sou contra nenhum tipo de medicação, desde que seja receitada por profissionais competentes e sensíveis. Onde esta medicação realmente vai ajudar a melhorar o quadro, auxiliando o indivíduo a controlar o seu comportamento.

Atualmente estamos fabricando medicamentos potentes para manter as pessoas “iguais”. E com a quantidade e rapidez das informações nos deixamos seduzir pela “magica” de ter os problemas resolvidos por uma pílula. Quanto mais nos tornamos dependentes de medicamentos, menos desenvolvemos nossa capacidade de resolver problemas e aprender. Não se admite mais aguardar que terapias venham a demonstrar os efeitos benéficos que produzem nas crianças hiperativas. Terapias consideradas demoradas e caras.

Devemos lembrar também que nem sempre a criança hiperativa é portadora de TDAH. Os sintomas típicos do transtorno podem ser encontrados em crianças sem qualquer distúrbio neurológico, por exemplo, criança sem limite, falta de compreensão do assunto tratado, falta de interesse, espectro autista, quadros psicóticos, dislexia, entre muitos outros. A agitação, a insegurança, a desatenção, a impulsividade, a pressa e o medo estão no nosso cotidiano, dentro ou fora do ambiente escolar.


As famílias não tem tempo para dedicar-se aos seus filhos, os professores não tem tempo para conduzir seus trabalhos da forma que idealizam ou gostariam e as crianças ficam sem tempo para aprender. E então as crianças ficam distraídas e/ou agitadas para receber atenção e são super estimuladas por jogos, equipamentos de tv....concluindo temos crianças mal educadas e sem compreensão necessária do mundo e adultos estressados, sem o tempo necessário para viver e conviver de forma prazerosa e educativa.

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