quinta-feira, 13 de julho de 2017

"Se ele tivesse interesse, ele aprendia"


Essa é uma frase que mais costumo ouvir dos pais e às vezes até da escola. E está correta. Realmente o interesse é o que nos estimula a aprender.

Mas muitas vezes, o que tem valor para a sociedade, como matemática, português, física, química, etc....não é o mesmo valor que tem para o indivíduo.

Nosso sistema de ensino é obsoleto, gastamos muito tempo, muita vida obrigando nossos alunos a passarem por conteúdos que não lhe despertam interesse e que nunca mais irão utilizar.

É importante a base de todas essas disciplinas, mas o aprofundamento obrigatório que se faz por conta do nosso sistema de vestibular/ENEM, ocupa um tempo precioso, que deveria estar sendo dedicado a desenvolver o talento daquele indivíduo.


Eu sei que nosso sistema de ensino ainda está muito longe do ideal. Mas constantemente me questiono a importância de decorarmos formulas ou datas apenas para passar em uma prova. Enquanto deveríamos gastar toda essa energia para descobrir a nossa missão de vida e a melhor pessoa que poderíamos ser. Esse é o verdadeiro sentido da educação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário