terça-feira, 26 de abril de 2011

Arteterapia

“Os espelhos são usados para ver o rosto; a arte para ver a alma”
George Bernard Shaw


A arteterapia é uma pratica terapêutica que ajuda a despertar a capacidade criativa, a individualidade, a motivação, a expressão de sentimentos e a integração social. Sua meta é propiciar uma liberdade expressiva para que o individuo possa se auto-observar e sentir a si mesmo.

Através de expressões artísticas são revelados elementos do inconsciente do individuo, seu modo de ser, e como este se relaciona com o meio. O individuo passa a entrar em contato com os níveis mais profundos de sua psique e estimula sua autopercepção.

Por meio de pinturas, desenhos, colagens, esculturas, modelagens, sucata, dramatização, canto, musica, dança e qualquer outra forma de arte é possível manifestar sentimentos, pensamentos, desejos, fantasias e emoções. Muitas descobertas são possíveis, desde a mistura das cores até a composição de imagens que comunicam emoções reprimidas.

Desde os primórdios do tempo o homem usa a arte como meio de expressão, mas só por volta de 1930 alguns psiquiatras tiveram sua atenção voltada para os trabalhos desenvolvidos por alguns pacientes e procuraram uma ligação entre suas produções artísticas e a psicopatologia que tinham. Carl Gustav Jung foi o maior defensor e o primeiro a utilizar a arte como forma de expressão do inconsciente.

Na visão junguiana o objetivo da arteterapia é o de apoiar e o de guiar instrumentos apropriados para que a energia psíquica forme símbolos em variadas produções. O que ativa a comunicação entre o inconsciente e o consciente.

Acontecimentos aprisionados no inconsciente são simbolizados e configurados em imagens e por meio da arte são conduzidos à consciência. A simbologia configurada em materialidade leva a compreensão, transformação, estruturação e expansão de toda a personalidade do individuo criador. Deve-se contextualizar o significado do símbolo, considerando os aspectos dinâmicos pertinentes a singularidade de cada ser.

A grande variedade de materiais disponíveis para realizar uma produção artística, faz com que o individuo sinta-se livre na escolha daquele que mais lhe for apropriado. Isso facilita o despertar da criatividade e desbloqueia as defesas do inconsciente. As informações que aparecem nas produções podem estar reprimidas, ignoradas e encobertas na mente humana e essas informações colaboram para o desenvolvimento de toda dinâmica intrapsiquica, ao serem transportados à consciência.

A arteterapia é indicada para tratamento de patologias psíquicas e para auxiliar na busca do autoconhecimento. Durante sua aplicação, é bem aceito o uso de técnicas de relaxamento, meditação, visualização criativa e trabalhos corporais para proporcionar ao individuo um estado de interiorização e rebaixamento da censura do ego.

Qualquer pessoa pode fazer uso da arteterapia, não é necessário ter nenhum tipo de aptidão artística.

Técnicas de arteterapia


- Desenho: O desenhista passa para o papel imagens de sua imaginação e criatividade.

- Dramatização: Mecanismo de conscientização psíquica e reorganização, seu uso amplia o repertorio de comportamentos para enfrentar situações de conflitos.

- Musica: Facilita a expressão e comunicação das emoções, sensações e percepções e pensamentos.

- Dança: O movimento é uma expressão natural e por meio dele é possível expressar sentimentos, emoções e construir uma boa autoestima.

- Escultura: Dar forma as imagens desperta o potencial criativo e ajuda a colocar ênfase no processo e não no produto.

- Pintura: Permite a expressão pelas cores, desenvolve o gosto artístico, a sensibilidade, a observação, a destreza motora e a autoconfiança.
Cores frias: ( verde, azul, lilás) Calma, introversão, transcendência.
Cores quentes: (vermelho, laranja, amarelo) Ação, extroversão.

Yona

Nenhum comentário:

Postar um comentário