terça-feira, 26 de abril de 2011

Medo

“Não devemos ter medo dos confrontos...até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas” (Charles Chaplin)

O que é?
Medo é o sentimento de ser intimidado ou levado a sentir-se inseguro a respeito de uma situação, emoção ou um objeto. Todos os medos surgem devido a preocupações a respeito do que poderá acontecer em conseqüência do evento e não o evento em si.
É uma emoção humana comum a todas as pessoas, em graus diferentes. E pode ser positivo quando utilizamos dessas emoções para conhecer nossas limitações e para nos defendermos de situações de perigo.

O que causa o medo?
Aquilo que assusta uma pessoa pode ser indiferente para outra. Há três causas principais de medo:
- Medo das percepções de outras pessoas: É a importância que damos a respeito do que as outras pessoas pensam de nós. Não é saudável que esse medo de ser julgado nos impeça de viver a nossa vida da maneira como gostaríamos de viver. O que eles irão falar se eu vestir isso? O que irão pensar se eu fizer aquilo? O que irão fazer se eu disser isto?
- Medo de danos físicos: É a preocupação com a possibilidade de não sermos capazes de lidar com alguma coisa e, em conseqüência disso, podermos sair feridos. Por exemplo: andar de avião ou atravessar a rua.
- Medo de atingir nosso potencial: O medo do sucesso assusta a maioria das pessoas. É o medo existencial da liberdade, da independência absoluta, de amadurecer e enfrentar a si mesmo.

Como enfrentá-lo?
Lute-ou-fuja!! Quando sentimos medo, o nosso corpo nos prepara para dois resultados em potencial – enfrentar a situação e lutar (literalmente ou metaforicamente) ou virar e fugir. Enfrentar o medo é a melhor dica. Entenda-o. Olhe-o nos olhos. O monstro fica menor se o encararmos de frente.
Quando estamos com medo, duvidamos da nossa capacidade para enfrentar o problema e essa duvida pode ser destrutiva para a psique, pois perdemos a esperança em nós e no futuro.
Para superar o medo é essencial agir racionalmente e entender que ele é baseado numa ilusão e altera a maneira pela qual vemos a realidade. Quando você conhece seu medo, percebe que ele só existe dentro de você e que pode controlá-lo. Acredite em si e na sua capacidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário