terça-feira, 26 de abril de 2011

Criança Interior

“Ao se afastar dos seus reais sentimentos, você se afasta da sua criança interior” (Rosemeire Zago)

O que é?
Você se lembra do brinquedo preferido que teve quando criança? E qual foi o momento mais feliz da sua infância? Quantas coisas você fazia quando criança que nem se lembra mais? Por onde anda aquele sentimento de alegria?
A criança interior representa a totalidade da psique. É a parte genuína de nosso ser. É o que nos falta quando nos sentimos vazios internamente.
O contato com a criança interior é rompido quando a criança se da conta que seus pais nunca suportarão o que ela pensa, deseja e sente. Então, ela desiste criando um falso “eu” e começa a ignorar seus sentimentos e ser da forma que acredita que será aceita. Originando um vazio, uma busca externa, a carência e a necessidade de ser aceita.

Onde vive esta criança?
Em nossas fantasias, devaneios, sonhos, desejos, intuições e emoções.

Como resgatá-la?
O resgate da criança interior é a tarefa mais importante no trabalho terapêutico. Ouvir essa criança é essencial ao processo de tornar-se único. Ela é a nossa maior fonte de alegria e ao resgatarmos essa alegria, ficamos mais inspirados, criativos e menos estressados.
Reconheça que a criança que você foi um dia, permanece dentro de você.
Consiga um bichinho de pelúcia, uma boneca, um carrinho ou outro objeto que lembre a infância. Quando estiver triste, converse com ele como fazem as crianças.
Coloque uma foto sua de criança em um porta-retrato. Todo dia olhe para a foto com carinho, transmita amor.
Movimente o corpo sem se preocupar com erros ou resultados; vale dançar, correr, subir em arvores, treinar malabarismo – o que conta é a imaginação.
Desenvolva atividades manuais, sem compromisso de se destacar ou de ser perfeito.
Junte os amigos para papear, cantar, comer algo saboroso.
Reserve um espaço na agenda para simplesmente brincar. Lembre-se do que gostava de fazer na infância, observe como as crianças vivem o presente de forma invejável. Brincadeiras livres são fundamentais para adaptação social, controle do estresse e capacidade de solucionar problemas. Permita-se!

Yona

Nenhum comentário:

Postar um comentário